quarta-feira, 2 de maio de 2007

À procura da MINHA cerveja aqui no Brasil

Justificando o título: quando eu morava nos E.U.A., eu experimentei durante um mês todas as cervejas possíveis, desde as mais baratas - saudades da Red Dog de Wisconsin (30 latas por 10 doletas, impostos incluídos), que embalaou diversos porres - até as mais premium. Acabei me afeiçoando à Leinenkugel's Weissbier, da Cervejaria Leinenkugel's, em Wisconsin. E é isso mesmo que o nome faz transparecer: Uma cerveja com bastante corpo e textura, de trigo e MEL. Uma pena não ser permitido trazer cerveja via Fedex...


E então, como ela não está disponível em nenhuma importadora aqui no Brasil, comecei uma busca pessoal objetivando definir a minha cerveja preferida, entre as disponíveis por aqui. Os meus conhecidos de mais tempo devem saber (ou deveriam... ou não...) que até um tempo atrás, minha cerveja era Skol. Mas depois de casado, como eu e minha esposa não consumimos tanta cerveja assim, resolvi por partir para uma análise que fosse além do preço da cerveja, buscando primeiramente a qualidade (aliás, como deveria ser desde o começo).


Claro que o preço não foi completamente desconsiderado, por motivos óbvios. Mas até o momento, a cerveja que está ocupando a gaveta da cerveja em meu refrigerador é a...

E definitivamente o que faz MUITA diferença em uma cerveja é a água...

5 comentários:

Anônimo disse...

É lindo... definitivamente não tomamos tanta cerveja assim. Gosto da Itaipava, mas ainda prefiro a Original.

Ah, só pra constar, seu risoto ontem esta P-E-R-F-E-I-T-O, como diria a pqna com sua nova mania de soletrar...

Bjokas doces...

Ros disse...

Entre as nacionais baratas a minha preferia ainda é a Serramalte. É a que eu acho menos pior.

Mas em relação às latinhas, andei notando que mais relevante do que a marca é a data de fabricação delas (salvo Kaiser e Bavaria, que são intragáveis em qualquer situação).
A lata já dá uma bela estragada na cerveja, e aparentemente o tempo influi bastante também. A ponto de eu ter achado uma vez a Nova Schin (ugh!) mais aceitável do que a Skol (blé!).

Marcão disse...

Serramalte não é exatamente barata, né? Vc quer dizer entre as nacionais PREMIUM baratas? Aí sim...

Mas já estão na geladeira (ou a caminho dela) a Therezópolis, Baden Baden Golden Ale, Baden Baden Red Ale, Coopers Original Pale Ale e Coopers Original Sparkling Ale - essas 2 últimas da terra do Mel Gibson...

Conforme eu for experimentando, eu vou postando por aqui...

Ros disse...

Ok, entre as nacionais pilsen/normais relativamente baratas.

E uma das Coopers (se eu não me engano a Pale Ale) foi uma das minhas maiores decepções cervejístcas dos últimos tempos. Metade da qualidade da Eisenbahn pelo dobro do preço.

Marcão disse...

Quando eu fui comprar cerveja pela última vez, eu fiquei entre as Coopers e a Old Speckeld Hen, mas A OSH eu ja conheço, fora o fato que ela estava vencida...

Mas se a decepção for apenas pela baixa relação preço/qualidade, tá beleza. Ainda mais numa cerveja que eu nunca ouvi comentário algum - o seu foi o 1º.

O pior mesmo foi eu ter comprado 2 Baden Baden Red Ale, por recomendação, aberto a 1ª faz um mês e pouco e ela ser tão ruim (qdo eu abrir a outra, eu faço uma resenha melhor) a ponto de eu estar enrolando pra abrir a próxima... HAHAHAHA