terça-feira, 24 de abril de 2007

E eu não fiz o jantar ontem...

Porque eu fui participar de uma pesquisa de opinião. E acabou sobrando essa tarefa pros meus amores. E quão grata não foi a surpresa ao chegar em casa. Ela resolveu fazer algo especial pro jantar, e com certeza foi além disso. Parabéns, meu doce. Estava delicioso.
Arroz à grega rápido (arroz básico + jardineira de legumes em conserva - o impressionante é que minha esposa faz isso e não erra no sal nunca...) + feijão com bacon (o feijão que minha esposa faz é simplesmente DI-VI-NO! Bastante bacon, caldo encorpado por redução - nada de farinha - e um tempero sempre no ponto... quem sabe uma ou duas folhinhas de louro dêem um up prum feijão perfeito? Fica aí a sugestão.) + Picanha na manteiga com cogumelos e tomates frescos (um espetáculo - Mas serve qualquer carne boa de fazer em bife - contra-filé, filé mignon, etc).
Carne com Cogumelos (esse não teve foto)
4 bifes altos;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de azeite (essa é a parte que sai o copista e entra o artista);
1 cebola pequena picada (aliás, agora eu só uso cebolas pequenas pra fazer o refogado. Uma ou duas fazem o trabalho e estão sempre fresquinhas, não ficando descansando abertas na geladeira, o que acaba por alterar o sabor);
50g de cogumelos;
2 tomates médios picados, com pele mas sem sementes;
Não fui eu que fiz essa receita. Mas se tivesse sido, eu faria assim:
Numa panela bem quente, derreta uma colher de manteiga juntamente com o azeite. Quando começar a borbulhar, adicione os bifes, um a um. Deixe fritando por um ou dois minutos, apenas para selar a carne, dos dois lados. Retire do fogo e reserve os bifes.
Adicione o restante da manteiga, junto com o caldo que ficou na panela. Coloque a cebola e deixe refogar até ela começar a ficar transparente. Adicione então os cogumelos, frite por 2 minutos, e adicione então os tomates. Refogue até os tomates esquentarem um pouco.
Retire do fogo e coloque esse refogado, juntamente com o caldo do mesmo, sobre os bifes. Sirva em seguida.
Rápido, fácil e delicioso...

2 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, lindo, que bom que você gostou tanto assim do jantar. Nada comparado aos seus DELICIOSOS risotos, mas eu fiz o que deu com o pouco tempo que tinha disponível..rs...

A receita é essa mesmo. Vou pensar no azeite da próxima ves.

Qto ao feijão, tks e a idéia da folha de louro será bem aproveitada... (Qdo a gente terminar os 542 potinhos que ainda estão no freezer)..rs...

Bjos doces pro meu mestre cuca !!

Anônimo disse...

Olha só, nunca tinha entrado aqui...

vou dar uma fuçada e mais tarde eu comento seus posts...

não sei por que mas bateu uma fome... hehehehe