segunda-feira, 7 de maio de 2007

Ovos, Sanduíche, Café e Esfihas

SÁBADO
Esse final de semana foi bastante produtivo. Como tinha de ir à reunião de pais e professores na escola da minha filha, acabamos por sair de casa meio rápido no sábado de manhã, somente minha filha tomou café da manhã. Na volta, como o sábado prometia ser tranquilo, resolvi fazer uns ovos mexidos. Eu tenho (por enquanto) a possibilidade de utilizar ovos de galinha caipira, direto do galinheiro. Mas ao mesmo tempo que esses ovos são bem mais gostosos, cada ovo é uma loteria. Você nunca sabe se vai encontrat um ovo com a gema preta ou um ovo galado. HAUHAUHAUHAUHAUHAU. O pior mesmo é o cheiro....
Ovos, manteiga, creme de leite, cream cheese e cebolinha (se bem que sábado não teve cebolinha). Tudo isso sobre uma bela fatia de pão. Acabei por nem almoçar.
Quatro horas de oficina, consertando o carro, só uma coca light no estômago, fomos ao mercado, pois a despensa de casa estava nas últimas. Na volta, a fome batendo pedia algo rápido, mas nem por isso menos gostoso. Croque-monsieur.
Croque-Monsieur
8 fatias de pão de forma (a receita original pede brioche, mas a fome era muito grande pra esperar fazer uma receita de brioche, então apelamos pra pão pullmann mesmo);
200 ml de creme de leite fresco;
200 g de queijo emmenthal ralado grosso;
4 fatias de presunto (royale de preferência, mas no sábado foi o bom presunto cozido de sempre);
1 ovo batido;
queijo ralado;
pimenta do reino a gosto.
Aquece-se o forno à 250ºC. Mistura-se o ovo batido ao creme de leite. Numa forma anti-aderente, coloca-se 4 fatias do pão. Coloca-se então a mistura de creme e ovo suficiente para umedecer completamente o miolo de cada fatia de pão na forma. Uma fatia de presunto para cada fatia, e em seguida, metade do emmenthal ralado dividido entre os sanduíches.
Repete-se então o processo do creme sobre as fatias de pão restante, e fecham-se os sanduíches, parte umedecida com o creme para baixo. Cobrem-se os sanduíches com o restante do emmenthal, queijo ralado e pimenta do reino.
Leva-se ao forno por 5 minutos, e depois, com o grill do forno, gratina-se o queijo que cobre o sanduíche. Sirva quente.
DOMINGO
Fui ao sacolão abastecer-me de temperos frescos, tomates para molho e cogumelos frescos. No almoço, um prosaico penne ao molho branco acompanhado de nuggets assados de frango. Fomos então ao shopping Morumbi para jogar fliperama, e, pra variar, Starbucks. Frappuccino de chocolate para meus dois amores, e um café do dia sem açúcar para mim. Ah, teve um muffin de banana também.
O café do dia ontem era o Verona Blend. Encorpado, com um gosto bem marcado, algo de frutado também (HAUHAUHAUHAUHAUHA, analisando café como se fosse vinho, mas é sério), me lembrou manga madura. Depois de meio copo, adicionei leite integral, açúcar orgânico e nos moscada. A noz moscada realçou o lado de fruta do café, adicionando um toque picante. Recomendo.
O jantar acabou acontecendo na Esfiha Imigrantes. Pra variar, as esfihas sempre perfeitas, assadas na hora, a massa sempre no limite de começar a ficar crocante por fora, mas sempre macia por dentro. Muito bem recheada também, como de costume. Esfihas de queijo com tomate, praticamente mini-pizzas, kibe frito sequinho, esfiha de escarola com catupiry (essa minha amada quem pediu), coalhada seca, e a boa surpresa da noite - Kafta no espeto para minha princesinha (ela adora kafta), com uma porção monstruosa de molho campana acompanhando. Visualmente duvidosa a apresentação, mas que sabor. Imaginei que fosse só um kibe comprido, mas é outro sabor, outro tempero, uma ótima surpresa mesmo. Acabou sendo o final perfeito para um final de semana completamente (ou quase, pois teve baladinha no sábado) família.

5 comentários:

Anônimo disse...

Poutz, lindo. O tal do Croque-Monsieur tava delicioso !!! Foi o misto quente mais crocante e cremoso que eu já comi. Nota 1000.

E o esfiha imigrantes realmente foi o gran finale...

Beijos com saudades do findi.

Ros disse...

Croque-Monsieur?
Andou assistindo Hell's Kitchen?

Marcão disse...

Hell's Kitcen, Kitchen's Nightmare, The F Word, fora outros blogs gastronômicos...
Tirando a adaptação pra usar pão pullmann - afinal, é difícil ter 2 DIAS quase inteiros para preparar do zero uma receita de brioche como se deve - é um lanche relativamente rápido, com um sabor acima da média.

Ros disse...

É... acho que era o Kitchen Nightmares que eu me referia...

Eu comi um croque-monsieur em Amiens e me pareceu ser feito com pão de forma normal (tipo o pullman).

E eu concordo com o sabor acima da média.

Anônimo disse...

Oi Marco, blz?!

Não deu tempo ainda de ver todas as receitas publicadas, mas dei uma passadinha de olho rápida e não vi a receita do petit gateau...

E como eu não gosto nada desta sobremesa horrível..rsrs

Gostaria da receita...esqueci de pegar aquele dia que vc fez.

Bjus