terça-feira, 23 de outubro de 2007

Voltando do mundo das sombras trazendo... BRÓCOLIS!!!


Voltei. Não à cozinha, pois nesses quase 7 meses não saí dela. Testei alguns zilhões de novas receitas, como essa daí de cima. E acabei (a pedidos do meu amor, que estava com a gargante pedindo por uma sopinha) repetindo essa receita ontem, só que com acompanhamentos diferentes dos da foto. Tem uma série de outras novidades também, como a degustação do Miolo Lote 43 vendido este ano, mas isso fica prum post futuro. Mas tenho um comentário a fazer: não sei como vocês cozinham, mas pelamordedeus, não usem água de torneira para cozinhar, a não ser que seja filtrada em um filtro de carvão ativado. Eu uso água mineral (não achei lugar adequado para instalar um filtro), mas como as receitas são sempre pra porções pequenas, água mineral ainda compensa. Mas vamos lá, a respeito da receita, é um sopa extremamente rápida e simples (são apenas 3 ingredientes e nem 10 minutos de preparo), mas com um sabor límpido e fresco de brócolis (eu ADORO brócolis), com uma cor verde bastante vibrante. Mais uma receita que virou hit em casa.
SOPA DE BRÓCOLIS E QUEIJO
Ingredientes:
1 brócolis ninja (engraçado esse nome, mas tem de ser do ninja mesmo. O brócolis couve não serve);
Água mineral fervente o suficiente para cobrir o brócolis na panela;
sal a gosto.
Enquanto a água vai fervendo com um pouco de sal, eu corto o brócolis, separando os galhinhos. Quando a água estiver borbulhando, coloco com cuidado o brócolis cortados e salpico mais um pouco de sal sobre eles. 4 minutos na água fervente e já dá pra retirar os vegetais, mas sem escorrer, pois vamos precisar da água (daí a importância de ser água mineral). Coloque os brócolis cozidos no liquidificador ou copo do mixer, e coloque a água do cozimento até metade da altura dos vegetais. Bata para formar um purê, e adicione á agua do cozimento até atingir uma consistência de seu agrado (pessoalmente, eu prefiro um creme bem firme, bem consistente, mas líquido o suficiente para servir no prato sem precisar virá-lo).
Acerte o sal se necessário.
A montagem é simples: Prato fundo quente, eu coloco 6 amêndoas torradas, formando uma flor, no centro (dá pra usar nozes também, mas aí uma, aberta ao meio, faz o serviço), uma fatia de queijo (pode ser cabra, ricota - na foto é uma defumada com pimenta, polenguinho até) sobre as castanhas e coloque a sopa no prato, até atingir o fundo do queijo. Ele vai derretendo e adicionando um toque cremoso à sopa, e as castanhas suprem aquela necessidade de algo pra mastigar, mesmo numa sopa. Finalize com um fio de azeite extra-virgem e sirva com torradas frescas ou um bom ciabatta.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, lindo!! Que bom que resolveru retomar seu blog. Vc cozinhou tanta coisa gostosa desde seu último post que tem material pra muuuuito tempo de blog. A sopinha estava deliciosa e caiu feito uma luva na minha garganta estrupiada... Obrigadinha !
Beijos doces.

Anônimo disse...

Confesso que pela foto essa pasta do Huck não despertou a minha gula não...mas lendo a receita parece ser bem gostosa mesmo...rs
Bjus

Anônimo disse...

Olá Marcão,

Tudo bem? Nós e o blog Gourmandise estamos preparando mais um jantar harmonizado entre blogs. Não quer participar tb.? Veja o convite lá no blog e qualquer coisa mande uma mensagem para a gente.

Abs.,