quinta-feira, 29 de março de 2007

Limpeza de geladeira e risottos

Segunda-feira foi dia de limpeza na geladeira. Com o dia de fazer a compra do mês chegando, deixar espaço livre na geladeira com antecedência é fundamental. Afinal, guardar compras já é uma tarefa meio que bagunçada. Arrumar a geladeira junto só ia tornar a tarefa MAIS bagunçada.
Então o que seria melhor do que fazer 3791 “mini-pratos” diferentes, com tudo o que está vencendo na geladeira, do que um belo risotto de sobras?
Não, não estou falando de misturas duvidosas do tipo carne moída com filé de pescada a milanesa. Acabou sendo um risotto de champignons, catupiry e parmesão
Afinal, minha esposa adora meus risottos, e porque não agradá-la? Principalmente depois da belíssima surpresa que ela me preparou quando fizemos 6 meses de casados.


INGREDIENTES
200g de arroz – arroz comum mesmo, por enquanto o arbóreo ainda ta fora da minha capacidade financeira;
250ml de vinho branco seco;
750ml de caldo de vegetais – quando é um risotto mais elaborado, ou aos domingos, eu mesmo faço o caldo. Faço bastante e congelo em medidas pra usar nas receitas. Durante a semana, é água quente com Sazón mesmo;
1 colher de sopa de azeite;
1 cebola pequena picada bem miúdo;
50g de queijo parmesão ralado;
½ xícara de chá de creme de leite – se possível, dê preferência ao creme de leite fresco;
Resto de champignons e bacon encontrados na geladeira cortados ao meio;
1 colher de sopa de requeijão catupiry;
Pimenta do reino a gosto;

Esquentei uma frigideira grande, colocando o azeite nela já quente. Adicionei as cebolas e o bacon e deixei por um minuto, pra eles amolecerem, mas sem dourar. Adicionei o arroz já lavado, e fritei por uns 2 minutos.
Coloquei o vinho de uma vez, e deixo em fogo alto até o vinho evaporar por completo.
Vou adicionando o caldo (que deve estar e ser mantido quente), uma concha por vez, esperando ela ser completamente evaporada/absorvida, antes de adicionar a próxima.
Depois da primeira concha, eu adicionei os champignons.
Depois de absorvida a última concha de caldo, eu retiro a frigideira do fogo, adiciono o creme de leite, a pimenta do reino moída e o catupiry, mexo até incorporar, jogando o parmesão por cima, e mexo até ele derreter e se misturar ao risotto.
Antes de colocar no prato, achei um pouco de patê suave de frango na geladeira, que iria vencer dali uns dias. Arrumei o risotto nos pratos, e decorei com uma bolinha de patê.
Ficou muito bom (a receita é sempre a mesma, o que muda é o que se coloca junto ao arroz, e o momento em que se coloca), mas pra variar, o catupiry matou o sabor dos champignons. Estou cada vez mais convencido que catupiry só serve pra pratos aos quatro queijos e pra misturar com frango...

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Con-cú, vc tbm tem um blog...que legal??
Bom saber que vc estar virando praticamente um expert de cozinha..depois q eu casar vou precisar muito das suas receitas..hauahauahu

Bjus

Anônimo disse...

Oi, lindo !!

Vc esquceu de mencionar algumas coisas:

1 - Que eu AMEI o risoto de "restodontê" e literalmente raspei a frigideira

2 - Vc sempre cozinha para agradar e manda muito bem. Mas seus risoto, PQP, são de outro mundo !!

Outra coisa: a surpresa não foi nada perto de tudo de bom que passamos nesses 6 meses.

TE amo muito, viu, meu mestre cuca ?

Beijos !!!!!

Anônimo disse...

Precisa postar sobre seu níver, amor.

Beijokas!!!