quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O post era novo em 2 de novembro

O Post está redigido desde 2 de novembro, mas apenas agora eu tomei vergonha na cara e resolvi postar.

Aleluia, feriado! Fazia tempo que esperava um feriado pra descansar e aproveitar com as minhas lindas. E foi exatamente o que fiz. Além de tirar algumas idéias de receitas do papel.
A primeira delas, na sexta-feita (02) mesmo, foi a de palitos de mussarela empanados. Nada demais, muito rápido, fácil mesmo. Cortei uma parte de uma peça de mussarela em palitos, rolei-os em maizena. Depois, mergulho em uma mistura de um ovo e 4 colheres de sopa de água e uma pitada de orégano. Aproveitei uma baguete que estava sobrando em casa do dia da sopa de brócolis e a moí, misturando com manjerona, alho em flocos e cebola desidratada. Cubro os queijos cobertos de ovo nessa farinha temperada e frito em óleo bem quente, até a casquinha ficar bem dourada. Servi em seguida. No dia eu acabei não fazendo, mas um molhinho de tomates frescos, como um marinara, ia ficar ainda melhor do que estava. Mas já tínhamos frango empanado recheado ao forno, arroz, feijão, salada e batatas fritas, então já era comida o suficiente pra uns 8 (somos só 3 em casa).
Sábado foi outra experiência para o almoço: Macarrão gratinado. Cozinhei o tanto de macarrão suficiente para os meus amores e eu, apenas com água e sal (não gosto de adicionar azeite na água, prefiro regar o macarrão com azeite depois de escorrido e resfriado em água).
Num refratário untado com azeite, vai uma camada de molho bechamel. Cubro com os macarrões cozidos e escorridos, cubro com mais bechamel, pimenta do reino (não dessa vez, minha filha é alérgica, então eu coloco pimenta apenas no meu prato) e bastante queijo ralado (mussarela e parmesão). Levo ao grill do forno pra gratinar, até o queijo começar a ficar tostado. Servi em seguida. Segunda receita nova do fim de semana, segundo sucesso em casa.
Ah, finalmente o domingo. A maior invenção desse final de semana foi o almoço de domingo – BURRITOS!!!!


Não chega a ser difícil de fazer, mas é bem trabalhoso. Afinal, tive de fazer a tortilla, o chili, o sour cream, a salsa e a guacamole. Mas vamos lá:

BURRITOS
Para a tortilla, é só misturar 2 xícaras de farinha de trigo com um ovo, sal a gosto e ir adicionando água aos poucos até obter uma massa macia, mas que não grude na mão. Enquanto ela descansava um pouco (ela não cresce), eu fui fazendo o sour cream, que nada mais é que meia caixinha de creme de leite, uma colher de sopa bem cheia de cream cheese, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco e o suco de meio limão, bem batidos e deixados descansar na geladeira.
Já para o chili, feijões já cozidos, sem caldo, misturados com carne moída refogada com cebola e alho e sal, molho de tomate, caldo de carne, páprica (ou pimenta do reino) a gosto, cominho e uma pimentinha dedo de moça bem picada pra dar um "tchan"! Deixo em fogo médio pra dar uma reduzida e engrossada no caldo.
A guacamole foi um purê de abacate feito no garfo, com bastante coentro picado, cebola, sal e suco de um limão. A salsa é o mais rápido: 1 tomate grande, uma cebola média, uma pimenta dedo de moça, bastante coentro, sal e limão. Um vinagretão mesmo.
Cremes na geladeira e chili encorpando, abri no rolo bolinhas de massa do tamanho de bolas de golf sobre a bancada levemente enfarinhada até o tamanho da minha frigideira, deixando a massa bem fina. Com a frigideira seca, e bem quente, são 30 segundos por lado pra deixar a tortilla pronta, que é quando começam a aparecer as manchas escuras na massa.
Minha esposa ainda lavou e picou em julienne (e não à juliana, pelo amor de Deus - o nome do cozinheirO que inventou essa técnica de corte era Julien, pronto falei!) umas folhas de alface, ralou grosso um tanto de queijo, e nos refestelamos à mesa.
A montagem vai do gosto de cada um, mas sugiro colocar a tortilla, o chili, o queijo, a guacamole, a alface, o sour cream e a salsa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eita! Enfim uma atualização por aqui... Realmente tudo foi perfeito neste feriado. Os burritos em especial. Saiu até água da boca lendo o post. Eles estavam perfeitos!!!

Te amo muito. Beijinhos...

Tathy