Ou popularmente conhecido como PETIT GATEAU (ou petí gatô, como já vi por aí HUHUHUHU).
Ficou escura a foto né? Mesmo com o flash ligado. Mas o importante é que a receita ficou deliciosa, além de ser EXTREMAMENTE simples de fazer. E, segundo opinião de quem já comeu, ficou melhor que o servido em uma das boas sorveterias da cidade. Casquinha bem assada, finíssima, recheio cremooooooooooso, quentinho, devidamente acompanhado de uma bela bola de sorvete (comprado. Mas quem sabe um dia será de sorvete caseiro de creme, mas enfim...).
PETIT GATEAU
50g de chocolate meio amargo;
4 colheres de sopa de manteiga, mais manteiga extra para untar as forminhas;
chocolate em pó para untar e polvilhar;
1 ovo e 1 gema de ovo;
1/3 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de farinha de trigo;
Forminhas altas metálicas individuais.
1/3 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de farinha de trigo;
Forminhas altas metálicas individuais.
Enquanto eu coloco água pra esquentar numa panela larga, deixo o forno pré-aquecendo a 180º. Aliás, falando em forno: Eu só consigo fazer essa receita darcerto se o forno tiver aquele top grill, salamandra, dê o nome que você quiser. Lá embaixo eu explico.
Depois, em uma panela menor eu coloco a manteiga e o chocolate meio amargo picado (pra derreter mais rápido). Tiro a panela de água quente do fogo e coloco a panela menor dentro da maior, pra derreter o chocolate e a manteiga, mexendo sem parar pra não desandar. Depois de tudo derretido, tiro a panela da água quente e mexo até ficar uniforme, e coloco pra esfriar por uns 10 minutos.
Enquanto o chocolate descansa, eu unto as forminhas metálicas (esquentam mais rápido) com manteiga e polvilho chocolate em pó. Depois, com meu superhipermegaplus mixer, eu bato o ovo, a gema e o açúcar, até ficar um amarelo bem pálido. Adiciono essa mistura ao chocolate e misturo até incorporar. Peneiro a farinha sbre a mistura de ovo e chocolate com cuidado, mexendo bastante para não empelotar. Preencho as forminhas até a metade com essa mistura (esqueci de falar que dá pra 4 bolinhos essa receita).
Agora que vem a explicação do forno. Eu desligo o fogo e ligo o top grill, deixo ele ficar bem quente e só aí eu coloco as forminhas já dentro de uma forma maior (facilita pra colocar e retirar depois). O calor do forno com o fogo desligado e o top grill por 7 minutos são suficiente para criar a casquinha de massa firme o suficiente para manipular o bolinho, mas fina o bastante para quebrar com uma suave colherada.
Coloco o bolinho no prato, uam bola de sorvete (prefiro o de creme, mas esse daí da foto é sorvete de pavê da Kibon), polvilho chocolate em pó e enfeito com calda de chocolate (comprada pronta) para sorvete. Sirva quente, ok? Fica uma delícia, garanto.
Ah, não dá pra congelar. Nem pra esquentar no microondas depois. Tentei uma vez e em 10 segundos o recheio cozinhou, ficando inteiro sólido. Nhé!